A bichectomia é um procedimento para a redução do tamanho das bochechas. Para a sua realização é retirado, proporcionalmente, a gordura de dois compartimentos adiposos da região (um superficial e o mais profundo, denominado Bolas de Bichat).
Essa retirada é feita através de lipoaspiração nas áreas superficiais e de uma excisão direta do corpo adiposo mais profundo (bola de Bichat), com incisões dentro da boca. O objetivo é afinar o terço inferior da face, proporcionando um contorno mandibular mais masculino e definido.
Informações Específicas
ANESTESIA
Geralmente emprega-se a anestesia local com sedação assistida. Em alguns casos onde associam outras operações pode-se empregar a anestesia geral. Há também a possibilidade de que a escolha seja feita pelo paciente, desde que com prévia ponderação da conveniência com a equipe cirúrgica e anestésica.
OPERAÇÃO
Dura em média uma hora, podendo variar dependendo do caso e dos detalhes a serem corrigidos em cada caso.
ASSOCIAÇÃO COM LIPOASPIRAÇÃO
É comum a associação da bichectomia com procedimentos de lipoaspiração, visando a retirada proporcional de gordura dos compartimentos adiposos superficial e profundo, obtendo-se um contorno mais regular e suave.
LOCALIZAÇÃO DA CICATRIZ
A cicatriz resultante do procedimento da bichectomia se encontra no interior da boca, não sendo visível. Em casos de associação com lipoaspiração, haverá uma pequena cicatriz na linha média do submento e uma pequena cicatriz atrás de cada um dos lóbulos auriculares.
PERÍODO DE INTERNAÇÃO
O período normal de internação é de 6 a 10 horas. Nos casos em que é necessário a anestesia geral, este prazo pode alongar-se em até 12 horas.
Evolução Pós-Operatória
Até ser atingido o resultado ideal, diversas fases ocorrerão e são características desse tipo de intervenção cirúrgica. A recuperação é um pouco dolorosa, mas as dores são facilmente combatidas através de analgésicos prescritos pelo seu cirurgião. Nos casos em que a bichectomia é feita em associação a outros procedimentos, a dor pode ser mais intensa.
PERÍODO DE RECUPERAÇÃO
O tempo necessário para a recuperação completa varia de organismo para organismo. Dependendo do tipo de atividade a ser realizado, apenas um dia de repouso já é o suficiente. Em casos especiais, os cuidados relativos ao procedimento podem durar de 8 a 10 dias, não sendo necessário repouso absoluto.
CURATIVO
Nos casos em que é realizado apenas a bichectomia não são necessários curativos.
RETIRADA DOS PONTOS
Quando é realizado apenas a bichectomia, com acesso interno por dentro da boca, não é necessário a retirada dos pontos, pois os mesmos são absorvíveis e caem sozinhos com o tempo.
RETORNO ÀS ATIVIDADES ESPORTIVAS
Pacientes submetidos a bichectomia podem retornar às atividades esportivas depois de 20 dias da cirurgia, porém os esportes de contato devem ser evitados por no mínimo 60 dias.