O queixo é um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. Para que se harmonize esteticamente com o nariz, os olhos e a boca, o queixo ideal deve ter um posicionamento dentro de certos limites, mas não é incomum que ele se apresente em uma posição mais avançada ou retraída, comprometendo a beleza do rosto. Para ambas as situações existe a possibilidade de correção cirúrgica.

A mentoplastia de aumento possibilita que o queixo dos transgeneros fique mais masculino e isso se faz através da inclusão de uma peça de silicone ou outro material compatível. A finalidade principal da mentoplastia é melhorar o equilíbrio da fisionomia do paciente, fornecendo um aspecto mais masculino para a face.

Informações Específicas

ANESTESIA

Geralmente emprega-se a anestesia local com sedação assistida. Em alguns casos, quando se associam outros procedimentos, pode-se empregar a anestesia geral. Há também a possibilidade de que a escolha seja feita pelo paciente, desde que com prévia ponderação da conveniência com a equipe cirúrgica e anestésica.

PROCEDIMENTO

Dura em média uma hora, todavia este tempo pode ser maior ou menor, variando em função do paciente e dos detalhes a serem corrigidos em cada caso.

AVANÇO NA MANDÍBULA

A mentoplastia pode ser realizada com o avanço do osso da mandíbula. Este procedimento apresenta algumas vantagens sobre o silicone, mas tem a desvantagem de necessitar de anestesia geral, ser mais agressivo e ter maior probabilidade de complicações.

ASSOCIAÇÃO COM RINOPLASTIA (cirurgia plástica do nariz) 

É comum a ocorrência de associação entre os dois atos cirúrgicos visando um melhor equilíbrio da face. A isso se dá o nome de perfiloplastia.

CARACTERÍSTICAS DA PEÇA DE SILICONE OU POREX

A peça utilizada (silicone ou Porex) pode ser modelada pelo cirurgião ou podem ser utilizadas peças pré-moldadas. A escolha será feita de acordo com a conveniência de cada caso. O silicone, na forma sólida, vem sendo utilizado há mais de 40 anos em todo o mundo sem que se tenha apontado presença de ação cancerígena desse produto. Trata-se de uma substância inerte e que, depois de introduzida, se mantém no lugar, já que o próprio organismo se encarrega de elaborar uma cápsula fibrosa que envolve a peça. O Porex tem uso mais recente, porém apresenta a vantagem de, por ser um material poroso e por haver verdadeira fibroplasia nos poros da peça, o resultado é quase como se um novo osso se forme na peça.

CICATRIZES

A inclusão da prótese de silicone ou Porex pode ser feita por dentro da boca ficando, assim, uma cicatriz não visível, mas ela também pode ser inserida mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo.

PERÍODO DE INTERNAÇÃO

O período normal de internação é de 6 a 10 horas, com anestesia local e sedação assistida. Em caso de ser necessária a anestesia geral, o que é raro, este prazo pode alongar-se até 12 horas.

Evolução Pós-Operatória

Até ser atingido o resultado ideal, diversas fases pós-operatórias ocorrem e são características desse tipo de intervenção. Normalmente a recuperação é pouco dolorosa, sendo essas dores facilmente combatidas com analgésicos comuns. Em casos de associação com outros procedimentos as dores podem ser mais intensas, mas também controláveis.

PERÍODO DE RECUPERAÇÃO

É variável de pessoa para pessoa, mas dependendo do tipo de atividade apenas um dia de repouso é suficiente. Casos especiais podem demandar cuidados por oito a dez dias, todavia não é necessário repouso absoluto.

CURATIVO

É utilizado um curativo local cuja finalidade é de ajudar a manter a prótese imobilizada, além de servir de proteção contra eventuais traumas nos primeiros dias.

RETIRADA DOS PONTOS

Acontece, em média, do quinto ao sétimo dia, quando utilizado o acesso externo com incisão na parte inferior do queixo. Nos casos de acesso interno, por dentro da boca, não é necessária a retirada de pontos, visto que eles são absorvíveis e “caem” sozinhos.

RETORNO ÀS ATIVIDADES ESPORTIVAS

Pacientes submetidos à mentoplastia podem retornar às atividades esportivas depois de decorridos 20 dias da cirurgia, porém devem observar restrição à exposição solar e evitar esportes de contato por 60 dias.